sexta-feira, 13 de julho de 2012

O meu primeiro apiario

O Meu primeiro apiário

Serra da  Arrábida


A vegetação da Arrábida é geralmente citada como um dos elementos mais importantes deste Parque Natural. A sua origem prende-se com a história da evolução natural desta região, que teve o seu início há cerca de 180 milhões de anos, quando estava ainda submersa. Formou-se um relevo acidentado permitindo a diferenciação de microclimas e a existência de uma grande diversidade de espécies, que nos locais mais favoráveis atingem um porte inigualável. 
As áreas onde a vegetação conserva características mais próximas das originais foram classificadas como reservas integrais onde é interdito o acesso para que não seja alterada a evolução natural dos ecossistemas, sendo essencialmente destinadas à observação e ao estudo científico. A Mata do Solitário, a Mata do Vidal e a Mata Coberta constituem as três reservas integrais do Parque Natural da Arrábida, onde se encontra uma forte concentração de carvalho-cerquinho (Quercus faginea) conjuntamente com as espécies acima referidas.
A influência humana que se fez sentir através da conquista de terrenos para a agricultura e, na zona da serra, principalmente pelo pastoreio, lenhadores, uso de fogo para a caça e revitalização das pastagens, restringiu a mata às zonas mais inacessíveis, contribuindo para a expansão da área ocupada pelos matos. Este tipo de vegetação, que atualmente cobre a maior parte da serra, tem também um elevado valor botânico, com associações florísticas características, contribuindo para tal espécies como:


Alecrim




Rosmaninho


Tomilho


Santolina


Pascoinhas


Folhado


Urze


Macela


Medronheiro


Funcho


Murta

Salva


Borragem


Botões-de-ouro


Estevas


Sem comentários:

Enviar um comentário